Solicite orçamento     (51) 3061.5040

  • Follow

Adequações na área da refrigeração possibilitam a redução de descartes e de custos dos alimentos

A operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal no último dia 17, trouxe à tona inúmeros problemas sanitários no manejo de carnes em 21 frigoríficos de diversas regiões do país. Além de apresentarem data de vencimento adulterada, foi denunciado o uso de produtos químicos cancerígenos para maquiar a deterioração do produto, sem citar problemas com armazenamento. A situação emerge as necessidades reais de melhoramento no setor. É essencial que haja monitoramento rigoroso do sistema de refrigeração afim de se assegurar a preservação dos alimentos, o que requer adoção de boas práticas de higiene, bem como a implantação de planos consistentes de manutenção dos sistemas de refrigeração envolvidos em todos os elos da cadeia, incluindo frigoríficos, meios de transporte e comércio. Somente um monitoramento efetivo é capaz de assegurar que o processo seja confiável e, consequentemente, se evite perdas econômicas com descartes e redução na qualidade dos produtos.
Estima-se que anualmente 41 mil toneladas de alimentos sejam desperdiçadas no Brasil, um país onde mais de 7 milhões de pessoas passam fome. Diante de tamanha contradição, é de extrema importância que haja investimentos em melhorias, maior fiscalização e melhor gestão no setor do Frio Alimentar.
A Neoclima faz sua parte para mudar essa história agregando conhecimento e competência na elaboração de projetos de instalação de câmaras frias, retrofit, além de serviços especializados de manutenção.

 

 

Solicite um orçamento