Solicite orçamento     (51) 3061.5040

  • Follow

Como economizar energia com o ar-condicionado ligado:

1 – Comece pela escolha do produto: Sempre que for comprar qualquer equipamento escolha aqueles que apresentam o melhor índice de eficiência energética. Todo equipamento possui o selo de eficiência energética, o “Selo Procel de Economia de Energia”, que tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.

Na hora de comprar estes produtos, confira sempre qual é a classificação. Às vezes a diferença de preço de um produto com maior eficiência já é paga com a diferença de gasto de energia no primeiro mês de uso. No caso dos equipamentos de ar condicionado, o cliente pode optar ainda pela tecnologia Inverter que pode resultar em uma economia de até 60% se comparados com equipamentos splits comuns (on/off).

2 – Escolha a capacidade adequada: Na hora de escolher o seu ar condicionado você deve escolher de acordo com o ambiente que deseja climatizar. Calcular de forma adequada a capacidade do equipamento garante menos consumo. Se você comprar um equipamento abaixo da capacidade ele terá que trabalhar muito mais para garantir a temperatura desejada, consumindo mais energia.

3 – Programe seu aparelho: Utilize sempre os recursos tecnológicos dos equipamentos. Muitas vezes uma simples programação pode garantir a economia na conta do final do mês. Na hora de dormir, por exemplo, programe a função Sleep do seu ar condicionado.

4 – Isole o ambiente: Na hora de esfriar (ou aquecer) um ambiente, é importante garantir a menor troca de temperatura com o ambiente externo. Evite que o ar entre, mantenha portas e janelas fechadas SEMPRE! Diminua, também, a incidência do sol fechando cortinas e persianas.

5 – Instalação: Na hora de definir onde o equipamento vai ser instalado, é sempre bom estar atento aos fatores ambientais. A condensadora (motor externo do equipamento) não deve ficar exposta ao sol, principalmente no período da tarde. Além disto, ela deve contar com uma boa circulação de ar.

A correta instalação do equipamento, seguindo o manual de instalação do fabricante também é extremamente importante. Uma má instalação pode gerar um aumento de consumo além de reduzir a vida útil do equipamento.

6– Manutenção preventiva: Siga o manual do usuário do equipamento. Faça as manutenções periódicas indicadas. Mantenha o filtro do equipamento limpo. Assim o seu ar condicionado funciona melhor e gasta menos energia. Atualmente, muitos modelos contam com o aviso limpa filtro. Fique atento.

7 – Não desligue toda hora: Vai se ausentar por pouco tempo do ambiente? Não desligue o ar condicionado! O aparelho vai gastar mais energia para resfriar o ambiente de novo.

8– Regule a temperatura do aparelho: Se estiver muito calor, escolha a temperatura que garanta o conforto térmico. Ligar o ar condicionado na maior potência é desnecessário. Você vai gastar mais energia e gerar uma temperatura desagradável no ambiente. Por exemplo, se a temperatura externa estiver a 30 graus, o ar condicionado calibrado a 25 graus gasta um determinado valor de energia.

Solicite um orçamento